As varandas são espaços livres, geralmente abertos e bem arejados em uma casa ou apartamento, que podem ser utilizados da melhor maneira possível para que levem iluminação, beleza e um toque natural ao ambiente. Além disso, elas também deixam o local mais arejado e podem ser aproveitadas para fazer espaços gourmet ou receber amigos. Os móveis para varanda devem refletir o estilo e principalmente a utilização que a varanda vai ter.
Atualmente as varadas dos apartamentos não são tão grandes. Por isso a maioria decide aproveitar o espaço de uma maneira mais útil. Assim o apartamento acaba ficando maior, e acaba restando apenas uma sacada, por isso é cada vez mais importante saber escolher o mobiliário para pensar de forma inteligente na decoração desse espaço tão importante.
Dicas para escolher móveis para varanda
Antes de qualquer coisa, decida o que você fará no espaço da varanda. Será um espaço para receber pessoas? Churrasco? Canto de leitura? Depois que tiver nítida a sua ideia, só então comece a pensar na decoração.
- Para os adeptos da filosofia “menos é mais”, poucos móveis na varanda já darão a sensação de decoração bem realizada. Se optar por cadeiras, as opções são muitas: as mais vendidas são as artesanais, trançadas em junco ou vime. Os pufes também são ótimas opções e ocupam menos espaço. Também podem-se utilizar armadores para redes.
- Para fazer da varanda uma mini sala de estar o ideal é escolher sofás, divãs e outros móveis com peças que podem ser limpas com facilidade. A possibilidade de sujeira em locais abertos é muito maior.
- Plantas e outros itens naturais devem ser cuidados e mantidos segundo suas especificações: se sua varanda fica mais tempo na sombra do que ao sol, utilize plantas próprias para sombra. Para plantas que necessitem de mais luz solar, coloque os vasos, suportes e floreiras em locais estratégicos.
- Para as chamadas “varanda grill” os móveis planejados são a melhor opção. Móveis planejados são feitos sob medida e aproveitam com eficiência todo o espaço disponível. Deixe uma bancada para a churrasqueira e faça também um armário para portar objetos ou enfeites. Se preferir, invista nos nichos de parede: eles podem ser comprados separadamente, em tamanhos diferentes e de acordo com a necessidade de cada um. Para varandas com churrasqueiras, também é recomendável fazer o espaço da pia e do fogão sob medida. Além disso, é importante fazer revestimentos nas paredes que ficarão mais expostas à fumaça.
Varandas maiores podem ficar bem decoradas com quadros e objetos de arte. Esse tipo de enfeite, no entanto, precisa ser mantido em um espaço da varanda que não fique exposto as intempéries.
Comentários