Steel Frame – Características e custos da estrutura

Conquistando definitivamente seu espaço na construção civil do Brasil, o sistema “steel frame” (do inglês, steel = aço, frame = moldura), ou “steel framing” é o nome dado para a estrutura (ou sistema construtivo) elaborada a partir de aço galvanizado. O aço galvanizado nada mais é que o aço comum, mas recoberto por uma camada de zinco. É o zinco que reage com o oxigênio presente no ar, formando uma espécie de barreira contra corrosão, protegendo a estrutura. Para ler mais sobre o processo de galvanização, acesse esse link.

A corrosão acontece quando a liga metálica é atingida por fatores diversos, enfraquecendo-a quimicamente, quase sempre devido à exposição do metal às moléculas de água juntamente ao oxigênio.

Residência Steel Frame

Metal na construção: Residência com estrutura planejada em Steel Frame

O que é o Steel Frame

A estrutura de uma construção é o “esqueleto” da obra e é essencial para um projeto. A diferença entre aço galvanizado e aço inox é perceptível no preço. O aço inox é muito mais caro e possui como característica básica o cromo e o níquel que o torna resistente à corrosão. O steel frame chegou para facilitar e baratear algumas construções, utilizando muito menos mão de obra, passando a equivaler de 5 a 7% da obra. Se fosse em alvenaria, esse custo subiria para 15 a 17%, ou seja, um acréscimo relevante.

A vantagem do steel frame é que não se utilizam tijolos ou cimento, e o concreto é utilizado apenas nas fundações. Isso significa um canteiro de obras muito mais limpo e organizado. Outro fator vantajoso é que o projeto ganha mais liberdade de dimensões e formatos, além de ser mais leve.

Processo de montagem de Steel frame

Processo de montagem de Steel frame

Outros fatores que fazem com que as pessoas comecem a optar pelo steel frame é a sustentabilidade. O aço é reciclável, o que torna a estrutura ecologicamente correta. Com relação à economia de energia com aquecimento ou resfriamento do ambiente, a manta de lã de vidro colocada em paredes e forros colabora para manter a temperatura amena dentro da casa.

Steel Frame: Normas e cuidados

Na hora de optar pelo steel frame é necessário consultar equipes especializadas e empresas de “construção a seco”, pois o material contratado deve ser certificado pelos órgãos que inspecionam a qualidade e as normas padrões da ABNT e também do Corpo de Bombeiros, resistindo ao fogo e a propagação de incêndios. Lembre-se também de pesar os prós e os contras. Atualmente muitas pessoas estão optando pelo steel frame por acharem que vale a pena a economia, principalmente para quem tem projetos grandes. Considere todas as vantagens e seu orçamento para a obra e tenha sucesso em na estrutura do seu projeto.

Fotos de estruturas Steel Frame

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários