Como Fazer Enxerto de Rosa do Deserto » Passo a Passo

Quer aprender como fazer enxerto de rosa do deserto e ter variações de flores incríveis e únicas? Siga lendo e veja o passo a passo.

A enxertia é uma técnica bem comum no mundo da jardinagem e basicamente, significa unir plantas da mesma espécie, mas com variedades distintas.

Por exemplo, podemos enxertar espécies com flores ou folhas de cores diferentes, como por exemplo uma rosa do deserto branca com uma rosa do deserto ferrari.

Em suma, o objetivo de usar esse método é obter exemplares originais e únicos. Isso acontece porque não é possível saber como será o resultado do processo de enxerto da rosa do deserto.

A boa notícia aqui é que temos muitas cores de flores dessa espécie e também temos um método bem fácil que qualquer pessoa, mesmo sem experiência, consegue fazer.

Além disso, por ela ser uma suculenta e ter o sistema vegetativo leguminoso, as chances de rejeição e incompatibilidade de cores são mínimas.

A seguir, vou te mostrar como fazer enxerto de rosa do deserto em um passo a passo super simples e rápido.

Como Fazer Enxerto de Rosa do Deserto

1. Corte do galho

Para fazer o enxerto o primeiro passo é cortar um pedaço do galho saudável. O mesmo deve medir entre 2 e 3 cm e veja a cor que deseja mesclar.

Em seguida, devemos fazer um corte no caule da outra planta, dividindo-a em duas partes, mas sem separá-las como mostra a imagem a seguir.

O próximo passo é deixar o primeiro talo com a ponta mais fina com o objetivo de encaixar entre as duas partes que abrimos na planta cavalo.

Esse modo é o mais usado, comercialmente falando, tendo em vista que o processo é super simples e barato.

Esta é chamada de enxertia de cunha simples ou garfagem. Em tese, é um método cujos resultados são um pouco mais demorados, mas as chances de sucesso são bem maiores.

A grande vantagem aqui é que os talos conseguem ter um contato maior, sendo assim, fica mais fácil de dar certo.

Como Fazer Enxerto de Rosa do Deserto

Como Fazer Enxerto de Rosa do Deserto

2. Fita biodegradável

Em seguida, para prender um caule ao outro, sem risco de soltar, devemos usar uma fita biodegradável.

Caso não tenha uma, pode usar um saquinho de plástico com intuito de pressionar e também proteger a área.

Esta ação ainda serve para que os talos não percam água com facilidade até que o enxerto pegue, inclusive em regiões mais secas e com altas temperaturas.

3. Retirada da fita

A fita ou o saquinho deve ficar prendendo os talos por cerca de 7 a 10 dias. Sendo assim, quanto mais paciência tiver, mais chances de obter sucesso com a técnica.

No entanto, caso use o saco, o melhor é esperar por mais tempo, ou seja, deve-se aguardar 15 dias para retirar.

As fitas em questão não são caras, tão pouco difíceis de encontrar, logo, sugiro que use para melhores resultados. Você pode encontrar em floriculturas ou lojas online.

Por fim, existe outra forma de fazer, mas decidir não trazer o passo a passo sobre como fazer enxerto de rosa do deserto com gema, porque é mais difícil o processo e também as chances de brotação são menores.

Vale lembrar que a saúde da planta após esse método depende de usar o substrato para rosado deserto, manter os cuidados adequados e realizar o plantio corretamente.

5/5 - (1 vote)

Comentários